Show na Áustria poderá ser cancelado por "bombas não desarmadas"

Um show dos lendários australianos, AC/DC, em um aeroporto austríaco pode ser cancelado devido às bombas da Segunda Guerra Mundial não detonadas.

A emissora estatal, ORF, informou ontem (17 de março), que o local do concerto - o aeroporto em Wels, Upper Áustria - foi alvo de um pesado bombardeio pelos Aliados durante a guerra.

Helmut Track - orgão público responsável pela proteção contra catástrofes - no mês passado informou as autoridades públicas da cidade sobre o dano que as bombas poderiam causar aos milhares de pessoas que iriam assistir ao show no dia 22 de maio. Aproxidamente 80 mil pessoas são esperadas.

Hermann Wimmer, Social-Democrata (SPÖ) vice-prefeiro de Wels, disse ao ORF que nenhum decisão sobre a escolha do aeroporto como local do show deverá ser tomada até que os especialistas em desarmamento de bombas e de mineração apresentem seus relatórios ao governo da cidade.

Em janeiro, grupos ambientalistas protestaram contra o show por ser uma apresentação em local aberto. Os ambientalistas também disseram que manter o show no aeródromo apresentará um risco para um número relevante de aves ameaçadas de extinção.


A Upper Austrian Nature Protection Association, WWF Upper Austria e BirdLife Upper Austria querem que o local do show seja alterado ou então cancelado, e disse que o concerto pode pôr em perigo a segunda maior colônia de maçaricos locais e 200 casais de aves ameaçadas que nidificam no chão.

Mas as autoridades locais disseram que após uma reunião com os organizadores do show e ambientalistas, uma "solução positiva" havia sido encontrada e deu luz verde para o concerto, que já estava esgotado.

Sob o acordo, noventa por cento da área do aeródromo não terá acesso no dia do show, luz e som serão limitados ao mínimo, e a área gramada próxima do hangar será recolocada após o evento.

Além disso, os especialistas irão realizar auditorias "ecológicas" na área do show, antes e depois da apresentação da banda.

Fontes: AC/DC Brasil e Austrianindependent.com

0 Response to "Show na Áustria poderá ser cancelado por "bombas não desarmadas""